quarta-feira, 15 de maio de 2013

Christo em Paris, de Albert Maysles, David Maysles, Deborah Dickson e Susan Frömke, 1990.






Ah, documentário gostoso de se ver!

Nele somos apresentados a Christo e sua esposa Jeanne-Claude. Trata-se de um casal de artistas que se interessam em embrulhar objetos com pano. Seu projeto atual é envolver a Pont Neuf com um tecido, reinventando-a, fazendo dela seu próprio objeto de arte.

A saga do casal para ver seus planos concretizados durará 10 anos. Acompanhamos essa batalha junto a políticos e população que se mostram todos desinteressados do projeto. Concluído, vemos sem nenhuma dúvida o quando a arte de Christo e Jeanne-Claude influencia a vida das pessoas que interagem com ela. Realmente tocante.

O que me animou nesse curto documentário é que não se trata de mais um painel de um artista. É quase como um filme de amor. Christo e Jeanne formam um casal tão bonito, tão apaixonado, tão funcional. Torcemos pra eles o tempo todo, porque o que temos ali é sincero, verdadeiro.

Algo, diga-se de passagem, difícil de encontrar.

Vale a pensa dar uma conhecida do site do casal, que desde 1994 usa oficialmente seus dois nomes juntos, com direitos iguais para suas obras. http://www.christojeanneclaude.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário